NR12
Serviços

  • Reconstituição de manual de instruções de máquinas e equipamentos

    Reconstituição de manual de instruções de máquinas e equipamentos

    De acordo com os requisitos da NR 12, as máquinas e equipamentos devem possuir manual de instruções fornecido pelo fabricante ou importador, com informações relativas à segurança em todas as fases de utilização, ou quando inexistente ou extraviado, o manual de máquinas ou equipamentos que apresentem riscos deve ser reconstituído pelo empregador, sob a responsabilidade de profissional legalmente habilitado.

    Realizamos o levantamento técnico detalhado, para elaboração de manuais de instruções para máquinas novas, ou reconstituição de manuais de instruções para máquinas e equipamentos que já estejam em operação.

    Todos os trabalhos são por profissionais capacitados, sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado, com recolhimento de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

  • Medição tempo de parada de máquinas de acordo com a nbr iso 13855

    Medição de escorregamento prensas e similares

    O Anexo I da NR 12 (Requisitos para uso de detectores de presença optoeletrônicos), determina que dispositivos opto eletrônicos, tais como cortina de luz, laser scaners estejam instalados a uma distância segura em relação a zona perigosa.

    A distância de segurança deve ser suficiente, para garantir que o operador não atinja o ponto de perigo antes que a máquina seja parada pelo dispositivo de proteção.

    Essa distância de segurança é calculada com base no desempenho de parada da máquina, no tempo de resposta do dispositivo de proteção, na distância adicional (fator de profundidade de penetração) e na velocidade de aproximação assumida.

    NOSSOS SERVIÇOS

    Realizamos a medição do tempo de parada (medição de escorregamento ou de inércia) de máquinas e equipamentos. A medição é realizada utilizando um equipamento de medição com a devida aferição, fabricado pela empresa alemã HHB Electronic GmbH.

    Após a medição dos tempos de parada, elaboramos um relatório técnico detalhado com os resultados obtidos durante medição, assim como, o cálculo da distância de segurança adequada, de acordo com a fórmula e critérios estabelecidos na NBR ISO 13855.

  • LOTO lockout & tagout | PCEP

    LOTO lockout & tagout | PCEP
    Programa de Controle de Energias Perigosas

    O LOTO é a sigla para LockOut & TagOut, uma ferramenta de segurança em que se aplica o bloqueio e sinalização de energias perigosas em máquinas e equipamentos.

    Sempre que é necessário realizar serviços de manutenção, lubrificação, ajustes, troca de peça ou “setup” de máquinas ou equipamentos, é preciso que estes estejam desligados (desenergizados) e que todo o fluxo de materiais nas tubulações seja interrompido. Isso é feito normalmente desligando a alimentação elétrica do equipamento e fechamento das válvulas.

    No entanto, isso não basta. Uma pessoa que não esteja envolvida na operação pode acionar alguma válvula ou botão que libere energia, podendo gerar movimentação inesperada de componentes da máquina, colocando em risco a vida do profissional que está executando o trabalho no equipamento. O LOTO é um conjunto de procedimentos que previnem que isso aconteça. No Brasil, é conhecido também através do Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP).

    Atuamos nos serviços de consultoria e engenharia para implantação do programa de LOTO ou PCE, que é composto pelas seguintes etapas:

    1. Diagnóstico inicial

    Avaliamos o que já existe e alinhamos as expectativas do que será implantado:

    • Procedimentos;
    • Normas internas ou corporativas;
    • Dispositivos de Bloqueio;
    • Profissionais que realizarão os bloqueios.

    2. Elaboração de procedimentos

    Elaboramos procedimentos e instruções necesárias para o controle de energias perigosas:

    • Procedimento geral fundamentado nas normas NR 10, NR 12 e OSHA 29 (CFR1910.147) customizado para atender as políticas internas da empresa.
    • Instrução de trabalho específica por máquina: Elaboração de instruções visuais para fácil e rápida interpretação pelos profissionais que realizarão os bloqueios, onde são identificados todos os tipos de energia, e pontos de bloqueio.

    3. Treinamentos

    Após o desenvolvimento do programa de LOTO, ministramos o treinamento para os profissionais que atuarão no bloqueio das energias perigosas.

    O treinamento têm duração aproximada de 3 horas, com avaliação e emissão de certificado ao término do curso.

    Recomendamos que o treinamento seja realizado, somente quando todos os recursos de bloqueio das foontes de energias perigosas, estiverem disponíveis para serem utilizados.

    4. Auditorias periódicas

    Após a implementação do progrma de LOTO ou PCEP, auditorias periódicas são fundamentais para o sucesso da continuidade do programa.

    Elaboramos o checklist e o cronograma com o objetivo de verificar se os procedimentos, instruções de trabalho e dispositivos de bloqueio estão adequados e sendo utilizados corretamente. Realizamos em conjunto as três primeiras auditorias presenciais, sendo uma por mês, durante os três primeiros meses após a implantação.